segunda-feira, 18 de março de 2013

30 meses - muitos beijinhos, muitos carinhos, muita cantoria...

É tão bom começar a escrever o que até hoje não tinha sido bem assim: estás um doce... Assim de repente vens ter connosco para nos dares beijinhos e abraços. Tem sido muito bom ver-te crescer com esta nova faceta. Pelo menos neste último mês as dentadas cessaram e isso para mim é uma evolução tremenda.

Já para não falar que não usas chucha para adormecer há mais de duas semanas. Foi tão fácil tirá-la... Aqui há uns meses (em Novembro) eu tinha pedido lá na creche para não ta darem na sesta mas como nos dias seguintes quando perguntei me responderam que tu demoravas muito a adormecer, pensei que as educadoras tivessem desistido. No dia 9, aproveitei que o papá tinha ido para a «escoa ganhar moedinhas» (escola ganhar moedinhas) e decidi que já era altura de tirá-la para irmos à consulta do pediatra aos 2 anos e meio já sem ela. E assim foi... disse-te que o cão a tinha levado - como a minha mãe me disse a mim. Nas duas primeiras noites levantavas-te para a procurares na caixa e demoraste cerca de uma hora a adormecer mas depois disso nunca mais falaste em tal coisa. O mais curioso é que no dia seguinte a te ter tirado a chucha cheguei à escola toda orgulhosa e contei às educadoras e pedi-lhes que não te dessem na sesta ao que elas respondem incrédulas:
«-Ó mãe mas nós nunca mais lhe demos, desde que nos pediu há uns meses!...»
Fiquei banzada...





Ainda estás longe de tirar a fralda, mas acredito que com a ajuda da escola nesta primavera vamos conseguir! Tanto lá como cá em casa os episódios de agressividade e as birras têm sido muito mais controladas e controláveis. Quando te repreendemos ficas sentido mas como queres a nossa aceitação tentas fazer aquilo que nós te pedimos: arrumas os jogos, pões o que te pedimos no lixo. A tua linguagem está muito mais desenvolvida e pareces um «papagaio» que imita tudo o que dizemos. Todas as tardes nos pedes para dares saltos no sofá, fazer dois puzzles (já consegues ver onde é que as peças encaixam...), brincar com lego e jogar dominó.


Ah... e parece que as tradições da bisavó Alice podem ter um fundamento de verdade... Quando te cortámos o cabelo pela primeira vez foi debaixo de uma laranjeira para que fosses um bom cantor. Ainda não sabemos se vais ser bom mas fartas-te de cantar todas as músicas que ouves: a «machauinha», o «pau o gato», «ó goza aguendonda xaia»...

Estou muito, muito orgulhosa! Mas confesso que o que mais gosto são uns beijinhos que me dás...

Obrigada,

Adoro-te

Mãe*******

P.S. - A quem tem crianças com 2 anos e meio aconselho vivamente estes dois jogos: o puzzle de 35 peças da «Djeco» e o dominó de madeira com os animais da «Goula». A quem os ofereceu - Maria S. e Maria João, o Xavi agradece!

4 comentários:

Anita disse...

tá lindo o teu Xavi e ainda bem que anda mais mimoso ;)
bj

Niki disse...

O Xavi está um crescido e cada vez mais bonito, tão bom saber notícias dele!

Beijo grande para vocês!

Niki disse...

O Xavi está um crescido e cada vez mais bonito, tão bom saber notícias dele!

Beijo grande para vocês!

TeresaP disse...

Obrigada minhas queridas!
Beijinhos grandes,
T********

Enviar um comentário