sábado, 18 de agosto de 2012

23 meses - férias para ti...

Estamos de férias há 3 semanas e achámos (pelo menos eu achei) que podíamos mudar a maioria dos teus comportamentos agressivos com tempo e paciência nas nossas mãos. A verdade é que até ao momento não há grande, aliás, não há nenhuma mudança digna de registo. Conseguimos apenas ter a certeza que és muito mais feliz quando passas o dia na rua, no parque, na praia ou no campo. Em casa não te distrais por mais de 5 minutos com algum jogo ou livro.






Sabemos que tens sido particularmente feliz nestas férias: fomos quase todos os dias à praia, correste livre pelo campo, e tens aprendido imenso vocabulário ao longo destes dias connosco e com os avós, bisavós e tios. Um dia na praia a mamã ensinou-te as vogais e tu em menos de nada já reconhecias e dizias as letras. Já juntas algumas palavras e fazes pequenas frases como: «nã qué ete!» (não quero este!) e até tentas reproduzir palavras difíceis (ontem repetiste «salcicha» na perfeição). Enfim... notamos um desenvolvimento notável na linguagem mas também um terrível crescimento da tua agressividade gratuita quando algo não te corre de feição e às vezes sem qualquer motivo aparente. Estamos muito cansados de te tentar ensinar a diferença entre o «bem« e o «mal» e de tu não prestares qualquer atenção ao que te tentamos ensinar. A tua educação tem sido um trabalho a tempo inteiro, quase não há tempo para desfrutar das férias. A maior parte do tempo é por tua conta! Dominas-nos por completo e quando tentamos desligar-nos por instantes, acabas por fazer algum disparate.




Também temos tido momentos muito bons e felizes: já te conseguimos sentar uma vez na sanita com redutor; vi-te pelo canto do olho a partilhares a tua comida com uma girafa de plástico; adoras brincar por largos minutos no banho onde também te vimos a encenar um beijo na boca entre um tigre e uma chita; visitaste a tua primeira feira/ mercado; dormiste duas noites inteirinhas com os avós; consegues montar puzzles com uma facilidade notável; ficaste extasiado quando viste a piscina do Mickey que te comprámos; adoras areia e já te arriscas a entrar sozinho nas águas geladas das nossas férias; limpas as mãos e a boca com o guardanapo sem ninguém te pedir; ofereces flores que arrancas sem piedade; adoras acampar e sentir-te independente.

Esperamos que adores a nova escolinha e que em breve todos os episódios de agressividade passem...

Beijinhos,
Os papás que te adoram ver crescer

P.S. - post agendado...

8 comentários:

Mamã Petra disse...

Educar é a mais ardua das tarefas.

Beijinhos

Ana C. Santos disse...

É inacreditavel como revejo o Gui nas tuas palavras! Será que é da terra ou mesmo do signo que eles compartilham?
Ele está enorme mesmo, e posso dizer que é vergonhoso (lol) morarmos na mesma cidade e não nos encontarmos de vez em quando para uma convivencia de crianças com um espirito assim =)

Bjs

Anita disse...

boas ferias.
aproveitem.
bj

soniarabeca disse...

O Xavier está tãaaaao giro! Têm um sorriso mesmo simpático. e que grande que está. caramba, eles estão a crescer a uma velocidade vertiginosa.

Beijinhos para vocês

Sónia

Susana disse...

O Xavi continua lindo e super desenvolvido!

Beijinho

TeresaP disse...

Obrigada a todas minhas queridas...

Beijinho grande,
T*******

Anita disse...

olá,olá
nao era eu no parque urbano, desde 25 que estou no algarve, regresso amanha para a nossa terrinha.beijoooooo

Marlene Antunes disse...

Querida Teresa,

Adoro lêr tudo o que escreves sobre o Xavi!!! Consegues fazê-lo de uma forma tão perfeita!!
Fico feliz por as férias terem corrido bem!
Desvaloriza a agressividade, vai passar com o tempo, e valoriza todos estes pormenores maravilhosos que relataste do crescimento dele.

Beijinhos enormes,
Marlene

Enviar um comentário