sábado, 21 de julho de 2012

22 meses - o manipulador

Começa a ser repetitivo vir aqui queixar-me do teu feitio difícil... mas a verdade é essa: as mordidelas, a mão sempre levantada, as birras e os beliscões começam a cansar-nos! Já tentámos de tudo para que te acalmasses: castigos, gritos, ignorar... Nada parece surtir efeito... É óbvio que o facto de ainda não verbalizares o que queres e o que precisas, pode dificultar a nossa comunicação, mas muitas vezes partes para a agressão sem motivo aparente. Quando acordas estás especialmente agressivo, e também quando tens fome ou sono. Acho que no fundo já se tornou um «hábito»! E que péssimos hábitos os teus... Têm sido terríveis de contrariar, e por vezes mesmo impossíveis. Sempre que me queixo deles, há alguém que me tenta apaziguar dizendo: «é só uma fase» ou «fazer birras é sinal de inteligência». Pode ser que sim... mas eu preferia não ter de passar por ela e que tu fosses um bocadinho menos manipulador! Também é verdade que tens momentos de verdadeira meiguice: no outro dia em casa da avó Bárbara abraçavas e davas beijinhos e abraços ao boneco do «Ruca», deitáva-lo ao teu lado... Porque é que não és sempre assim ternurento?!?













Este mês tivemos direito a uma «pausa» de 5 dias na casa dos bisavós. Fizeste a viagem sempre bem disposto e acordado nas quatro horas que durou. Posso descrever o dia em que lá chegámos como o dia em que te vi mais feliz. Passo a explicar... A bisavó tinha seis patinhos bebés dentro de uma caixa de papelão à tua espera. Quando os viste começaste a abanar os braços, contorcido em felicidade e emoção, e desataste a falar como nunca havias feito. Nesse dia pudemos ouvir frases inteiras (que não mais se repetiram)... Viveste ali feliz com os patos, os galos e galinhas, a terra por baixo das unhas, os gatos, as flores, as pedras e até a praia. No primeiro dia de praia não quiseste molhar os pés, no segundo dia já chapinhavas e no terceiro já corrias para as ondas.




Ontem foi o teu último dia de infantário. Para além de irmos de férias, vais mudar de escolinha... Adorámos conhecer a Manú, a Ana, a Fátinha, a Patrícia, a Bela, a Lara, a Antónia, a Mónica... e sabemos que eras muito feliz ali! Isso via-se cada vez que regressavas: sentias saudades delas e dos teus amigos (da «Xá»/Sara, do «Tam»/Martim, do «Fonse»/Afonso...). Obrigada a todas!!! De qualquer forma a vida é mesmo assim e as mudanças por muito que custem, são necessárias. Claro que tenho medo da mudança, mas espero que te adaptes e sejas igualmente feliz na nova escolinha... 

5 comentários:

Pérola disse...

A idade do 'não'. Nunca passará totalmente, mas terá fases.
O segredo é sermos nós, os pais, sempre a mandar. As crianças precisam de regras e ter pais no verdadeiro sentido da palavra. Amá-los até à exaustão, nunca desistir deles, mas também dar-lhe regras, limites. Se não forem os pais como vai ser quando forem adultos?
Compreeendo-te, já passei por isso umas quantas vezes. Talvez te conte, depois, se quiseres.
Um beijinho.

Marisa disse...

Estás lindo e super crescido!!!! Tenho saudades de estar com vocês pessoalmente. O teu priminho é igual a ti.... tem um feitizinho que nos tira do sério. Percebo perfeitamente quando a tua mamã diz que é desesperante.... Mas depois vocês têm momentos de meiguice que nos derretem o coração. Um grd beijinho da titi Marisa e do primo Rodrigo :)

Anita disse...

o xavi está mesmo com um feitiozinho ;) sei bem do que falas pois a minha ta igual, cada vez mais teimosa, e pensa que já sabe fazer tudo e sabe tudo, faz com cada birra, é tortaaaaaaaaaa. é muito complicado, enfim...temos que nos aguentar e tentar dar-lhes a volta, mas é muito complicado.
espero que estejam bem, andas tão desaparecida...
claro que vai gostar da nova escolinha, vais ver q vai correr tudo bem, acho que nos custa mais a nos as mudanças, que a eles.
beijinhos grandes.

p.s: ele tá tão giro.

Mamã Petra disse...

Está crescido e lindo, e a personalidade vincada tem a parte boa e a parte má, mas vais ver que com o tempo melhora.

Beijinhos

Niki disse...

Continua lindo o Xavi!!!

(não vou comentar as birras, não é fácil por aqui também!)

Beijinho grande

Enviar um comentário