terça-feira, 18 de setembro de 2012

2 anos - sempre em festa

Meu doce Xavi:

Mais um ano, uma nova etapa. As minhas preces foram ouvidas e tu estás realmente mudado. Moderaste bastante a tua agressividade, adaptaste-te na perfeição ao novo infantário e todos os meus medos (infundados) foram derrubados. Tu mesmo trataste de me mostrar que eras capaz do «melhor»! Estou ainda mais orgulhosa de ti. Apesar de a linguagem continuar a não ser o teu forte, já não ficas tão frustrado por não te conseguires exprimir e tentas, por todas as formas ao teu alcance, fazer valer os teus desejos. E nós, como pais que somos, acatamos a maioria dos teus desejos (ou serão ordens?). A outra minoria fica entregue aos que não podem, ou não devem ser atendidos... Neste momento já ganhámos uma posição de respeito: o papá diz que «não é não» e a mamã levanta o sobrolho ou afasta-se das tuas iras. Já te sentes ofendido quando o fazemos e percebeste que nada ganhas quando fincas (demasiado) o pé. Por esse e outros motivos: já te aproximas de nós depois dessas zangas e vens pedir desculpa com um abraço.




Este final de Verão tem sido muito bom para passeios. No outro dia fomos ao Jardim Zoológico em romaria: nós, os avós, os tios e os primos. Eu a imaginar que no espectáculo dos golfinhos não ias estar atento a nada quando na verdade passaste todo o tempo a olhar fixamente, a bater palmas e de queixo aberto.

   


No novo infantário tens surpreendido diariamente. És descrito como um menino «amoroso e muito sociável». Nós vemos-te muito feliz com os teus amigos, com os animais e a horta. Sabemos que essa felicidade é genuína quando todos os dias te perguntamos com quem vais estar e tu respondes a sorrir os nomes das educadoras. A primeira semana choravas enquanto nos despedíamos de ti, ontem já foste pelo teu próprio pé até à sala e abraçaste a educadora sem verteres uma lágrima.



Hoje fomos surpreender-te à sala com um bolo para os teus amigos te cantarem os «Parabéns». Nada mais adequado do que um bolo «arco-íris» com umas pequenas decorações do teu amigo «Mickey». O bolo foi assim simples e não houve direito a brindes para os teus coleguinhas. É uma «política» da sala com a qual eu não podia estar mais de acordo! Segundo a educadora P.: «Os presentes são vocês!». À noite vamos receber os avós para um jantar, com direito a novo bolinho feito pela avó Bárbara. Uma festa pequena já que no sábado vamos ter a verdadeira festa com muita família e amigos.





                                     





Sempre a comemorar-te! Sempre em festa!

Um beijinho enormes dos papás que te amam desde o primeiro segundo,

T & J

3 comentários:

Anita disse...

muitos parabéns ao pequeno Xavier e claro a mamã também.
o Xavier ta lindo.
Ainda bem que a adaptação na nova escolinha esta a correr bem.
Beijinhos grandes e vêm mais vezes contar novidades.

TeresaP disse...

Obrigada Anita!!!! Ele está um menino «crescido»...
Beijinhos enormes******T

Anónimo disse...

Olá.

Sou mamã de um menino de 22 meses ( faz dia 27 ) e de uma menina de 1 mês. Faz amanhã.

Andava eu aqui a pesquisar sobre ( agressividade infantil/ comportamentos difíceis etc... ) até que encontrei o seu blog. que dd já lhe dou os meus parabéns por tal. e digo-lhe dd já que me identifico com o que passou durante meses. ainda estou na fase cansativa mmo do não não não. isso não se faz. e ainda levo bofetadas na cara do meu filho de 21 meses. e tentamos de tudo ( menos responder a agressao com agressão ) nem que ao de leve. porque não é exemplo de certo. e se tao rápido me da um estalo. tao depressa me dá um xi coração. vejo-o como mt meigo. e ás xs como frustado e diferente. tive a ler e faz parte do desenvolvimento das crianças. mas se é que me entende, parece que não faz parte do desenvolvimento de todas :p e tb se ouve a tal frase/critica mt fácil de lançar ( educação dá-se em caas ) :( pois. fácil para quem não passa por isso. e não +e falta de educação.
é mmo cansativo... espero escrever como escreveu em cima. que o comportamento melhorou bastante. ser mae e difícil. ainda por cima quando queremos fazer assim. o caminho mais longo mas mais ciorreto. construído á base do bom senso e do correto. sei que é da idade. que pode ser fase. que em 2 meses teve varias mudanças. de casa. d einfantario, de idade, de vida. sim. porque agora tb veio a mana que tem um mês so e ele tem ciúmes. mas á mana só d acarinho. e é inteligente porque so abriu guerra cmg. é justo. sabe bem que a mana n pediu para nascer e que fui eu k a trouxe ca para casa passado 4 dias de estar desaoarecida ( no hospital)... deus permita que ele passe da melhor maneira estas fases. e que seja uma criança. jovem- adolescente. homem educado no futuro.

obrigada por a partilha.
fica aqui o meu mail se quiser partilhar ou aconselhar algo

moonikaphotography@gmail.com

Enviar um comentário