sábado, 18 de junho de 2011

9 meses - e já não paro quieto...

Que dia bem passado, este novo «mensário», que contou com a presença (pouco habitual) do avô Rui, da tia Laura e dos bisavós Maria e Manuel. Acordámos tarde... contigo na nossa cama, claro! Ao almoço chegaram as visitas, e depois disso fomos todos para o parque do Bonfim. Enquanto a tia Laura fazia amigas no escorrega, nós andámos nos «balancés».
O tempo tem estado de feição para as visitas aos parques, e para a praia também, é isso que temos feito: temos passeado muito! Este mês continuamos cheios de novidades e conquistas...

A tua mobilidade é cada vez maior, principalmente desde que descobriste que podias gatinhar para trás e enfiar-te debaixo dos móveis. Podes estar fisicamente idêntico ao papá, mas neste movimento de «caranguejolas» sais à mamã, que com a tua idade fazia o mesmo.
O gato é agora a tua maior paixão! Tu e ele no tapete... Ele põe-se a jeito e tu afagas-lhe a cauda, amassas-lhe o pêlo, acaricias as orelhas com o teu dedinho indicador esticado e tentas puxar os bigodes.
A comida também já te cativa, e de que maneira: sempre que nos vês a comer, também queres provar. Por isso já experimentaste: bacalhau, atum e até frango de churrasco (com uma pitadinha de picante). Depois de comeres uma pratada de sopa e uma taça cheia de fruta já abanas a cabeça, para dizeres que não queres mais.
Quando te sentes desconfortável com alguma coisa, ou numa situação complicada - como p.e.: «encalhado debaixo de um sofá», agitas os bracinhos na minha direcção e gritas «mã-ma-mã!!!».

Depois de 9 meses em que não experimentaste outro leite, à excepção do meu, hoje deixaste-me surpreendida quando recusaste a «mama matinal». Será que enjoaste o meu leite, ou já sabes que tem pouco valor nutritivo? Uma das tuas brincadeiras preferidas é a de me trincares os mamilos. Os teus dentes teem sido motivo de muita risota. Passo a explicar: no maxilar superior ainda só tens os incisivos laterais, o que faz de ti o «vampirão» (nome que o papá te atribuíu carinhosamente). Como disse o teu pediatra, apenas 1 em cada 100 crianças tem esta característica. Pareces-te bastante com o «Conde de Contar», uma das nossas personagens preferidas da «Rua Sésamo»!




No entretanto celebrámos o primeiro «Dia da Criança». Só te oferecemos um pequeno livro com os animais da quinta que tanto adoras. Principalmente a galinha... Sempre que cantamos «Doidas, doidas andam as galinhas...» ficas todo contente a abanar as mãos e os pezinhos. A música deve ter futuro contigo: já na escola tiveste actividades com música e mostraste-te muito interessado! O infantário organizou uma «festa de final de ano» e fomos lá passar uma bela tarde com o avô! Também já fazes «adeus» com as mãos: rodas e abanas sem parar!
Na semana passada, os papás tiveram direito a duas noites para voltarem a ser um casal por uns momentos. Na sexta-feira os avós Bárbara e Luís ficaram contigo, enquanto fomos para o Bairro Alto. No sábado a avó Lisete ofereceu-se para ficar contigo para irmos à sessão de entrega de prémios do «Festróia».
Foi óptimo voltarmos a ser «dois», mas continuo a preferir quando somos «três». O cheiro a «dormido» na nossa cama, as sílabas soltas,a «boquinha de passarinho», o carinho indescritível que queremos dar-te. Somos realmente abençoados por termos este amor a três!